crismiranda

MARIA CRISTINA MIRANDA DA SILVA | 63 ANOS DE IDADE | APOSENTADA | TEMPO DE X-9: 27 ANOS

 “Mas tudo passa, as coisas mudam e é fato, mas meu amor por este pavilhão será sempre o mesmo.”

CRIS08
cris07
cris03
cris01
 
UMA XISNOVEANA QUE CARREGA CONSIGO MUITAS HISTÓRIAS

Maria Cristina Miranda da Silva, conhecida como Cris, é aposentada pela C.E.T.

Desde a fundação era uma grande admiradora da Filhotes da X9 hoje X9 Paulistana, conheci seu fundador Sr. Luiz chamado também de caboclo Lino, sempre vinha em uma vizinha próxima a minha casa, onde lá morava o grande panderista Inglês, Dona Neide, (já falecidos), Luenir que era chefe de ala, minha amiga Cidinha costureira e cuidava das ala das baianas.

minha contribuição na época era de ajudar a maquiar as meninas, ajeita-las, ainda não desfilava, minha mãe saia no Departamento feminino.

Conheci todos os presidentes, e quando me separei em 1989 comecei a frequentar o Beco, foi quando comecei a desfilar em ala. Na passagem do Beco fomos para a nova quadra e no ano seguinte estava no departamento feminino da escola a convite do então presidente Laurentino, vulgo Lauro.

Desfilava minha mãe D. Eunice (falecida) na ala das baianas, minha tia Célia chefe de ala das crianças, hoje na Velha Guarda, Renata minha filha, ala coreografada e composição, e meu filho Roberto, mas conhecido como Betinho na Bateria, e meu ex-companheiro Jose Carlos (falecido) fazia parte da harmonia e terminou na Velha Guarda.

Anos se passaram e como ajudava a vender fantasias ele me chamou e deu uma ala, mais uma novidade para mim, pois nem sabia como começar em 1.999, era uma fantasia linda que ninguém queria, porém vendi em 15 dias e olha eram cem componentes fui promovida a diretora do departamento feminino, e chefe de ala ao mesmo tempo, com a falta de saber ganhei um apelido do Presidente: Sombra.

No depto meninas eram denominadas pelo presidente de Lauretes, muitas histórias se passaram no decorrer destes anos, muitos passaram por esta escola, muitos foram se juntar aos outros no céu, outros em outras escolas, outros pararam, mas hoje eu vejo como conheço gente.

Gostaria de dizer também, que meu atual companheiro Wilson Miranda que faz parte da Velha Guarda, tinha aversão a samba e hoje venera a X-9 e veio para X a meu convite.

Este nosso mundo é diferente, aquela avenida me colocava nas nuvens era uma verdadeira artista e era assim que descrevia para meus componentes, fiz parte da harmonia junto ao departamento feminino, nosso aprendizado foi vasto, seminários, apresentações, viagens…

Hoje a modernidade, tirou este brilho, já não desfilamos mais para o prazer, e sim para competir eis à diferença.

A quadra nosso segundo lar, éramos todos iguais, e todos tinham um só ideal, sem preconceitos éramos a família X9…

Mas tudo passa, as coisas mudam e é fato, mas meu amor por este pavilhão será sempre o mesmo.

Hoje Velha Guarda da agremiação, fundadora, secretária, carrego também nosso estandarte cheio de história das quais me orgulho muito, além de fazer parte dos três campeonatos 1.994. 1.997 e 2.000.

Na alegria ou na tristeza, avante X9, acredite, a verdade é que depois de toda tempestade vem a bonança. Voltaremos mais fortes do que nunca, pois a união faz a força.

cris06
cris05
cris04
cris03