CARNAVALESCO

CARNAVALESCO

amarildo.fw
Amarildo de Mello

Carnavalesco 2018

 
AMARILDO DE MELLO

  Carnavalesco, Museólogo por formação, com especialidade em história da arte. Atua como figurinista, cenógrafo e diretor de arte em: Tv, teatro, cinema, espetáculos diversos, decorações de feiras, espaços públicos e shoppings.

     Com 29 anos de experiência no carnaval, e passagens pelos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo, já desenvolveu mais de 60 enredos, iniciando sua trajetória no Bloco carnavalesco “Unidos do Anil-RJ” em 1988. Depois passou pelas Escolas de Samba “Boi da Ilha do Governador”, Acadêmicos do Dende, Em Cima da Hora e Caprichosos de Pilares. Obtendo 1ª ou 2ª colocação em todas elas.

    Estreou no Grupo Especial-Jj, em 1998 na “Beija-Flor de Nilópolis” após participar de um concurso visando a escolha do enredo. Com 65 temas apresentados; “O Mundo Místico dos Caruanas nas Águas do Patu-anu”, de sua autoria, foi o escolhido, sagrando a “Beija-Flor” campeã após 15 anos de jejum.

    Ainda no Rio de Janeiro, atuou na “Portela” em 2005, 2006 e 2007. No ano de 2009 foi carnavalesco da “Sereno de Campo Grande”.

    A partir de 2010, está atuando em São Paulo, com passagens de 04 anos pela “Unidos do Peruche”, 04 anos na Escola de samba “Águia de Ouro”. Recém contratado, em 2018 vai assinar o seu 9º carnaval em sampa na Escola de samba “X-9 Paulistana”.

   Nesses 08 anos em São Paulo assinou também 07 carnavais na baixada santista – Cubatão, Guarujá e Santos obtendo 05 campeonatos.

  Como figurinista atuou na Rede Globo de televisão nos anos de 2002 e 2003, sendo assistente da Diretora de Arte “Anette Cota”, onde desenvolveu e confeccionou os figurinos de “Marcio Canuto” alusivo e referentes aos enredos das escolas de samba paulistana nesses anos.

   De 2016 para 2017, foi autor do projeto de “Iluminação e Decoração de Natal da Rua Canuto Du Val” no bairro de Santa Cecília – SP.

   Em 2011 foi cenógrafo do espetáculo – “Sonhos de Natal” que ficou em cartaz por 03 meses no Club Holmes.

   Figurinista por 4 anos da Companhia de Dança – Jaime Arouxa, assinou e confeccionou, figurinos de variados espetáculos. Foi diretor de arte e figurinista do espetáculo de dança “VIVA BRASIL” – 680 figurinos, em cartaz nos anos 2007/08.

  1999-2000 – Direção de arte e figurinista de todos elementos e objetos de arte referente a parte carnavalesca no filme de produção Anglo-huspanica-brasileira “The Girl From Rio” do diretor Christopher Monger.

Carnavalescos que passaram pela X-9 Paulistana

  • Pedro Luis Pinoti
  • Augusto de Oliveira
  • Lucas Pinto
  • Raul Diniz
  • Paulo Fuhro
  • Rodrigo Cadete
  • Flávio Campello
  • André Machado
  • Amarildo de Mello